
EAD:Estudante - Introdução a Plataforma Moodle
Dicas breves para usuarios de sistemas EAD e dicas práticas para uso de nossa plataforma.
Abra a pagina do curso clicando no titulo do mesmo e clique em inscrever-se. Automaticamente você estara inscrito no papel de estudante. Abra a pagina inicial do curso e siga pelos links de cada pagina de conteúdo.
Bem vindo!!

C.11) Brincar e Pesquisar: O protagonismo das crianças na educação infantil e a documentação pedagógica
O Programa Pesquisa e
Conhecimento na Escola (Pesco) tem como ponto de partida a realidade de
crianças e professores e suas interações para, assim, pensar, dialogar e planejar o desenvolvimento
de práticas investigativas. Neste sentido, o curso possibilita reflexões
teórico-práticas sobre o protagonismo das crianças na construção de pesquisas,
para que determinem os temas, os rumos e as questões que orientam as ações de
pesquisa. Dessa forma, a
documentação pedagógica é compreendida como estratégia no processo
(re)planejamento das ações, mediante a direção apontada pela curiosidade das
crianças em diálogo com diferentes formas de conhecimento. A partir das
vivências e experiências das crianças no cotidiano da Educação Infantil, tendo
o brincar como experiência, jogo, conhecimento, investigação e pesquisa que
possibilita a criação de diferentes maneiras de indagar o mundo e seus
fenômenos, estrutura-se este curso. Assim, propomos a construção colaborativa
de pesquisas e a possibilidade de, com elas, repensar as práticas pedagógicas
na Educação Infantil. Ao longo do curso, os educadores compartilham suas
experiências e registros por meio de fóruns e seminários. Esses registros farão parte do “trabalho final do curso”,
fortalecendo o compartilhamento e a rede de conhecimento entre
professores-pesquisadores.

C.5) A PESQUISA SITUADA E DIALOGADA COMO ESTRATÉGIA PARA REPENSAR O CURRÍCULO
O Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola parte da realidade de professores e alunos nas Unidades Educacionais e suas interações para pensar, dialogar e planejar o desenvolvimento de práticas investigativas colaborativas. Neste sentido, o curso possibilita reflexões teórico-práticas sobre o protagonismo dos alunos na construção de pesquisas, bem como na elaboração de registros. Assim, por meio da reflexão e intencionalidade pedagógica pretendemos (re)planejar ações que promovam conexão com diferentes formas de conhecimento, auxiliando as reflexões sobre a reorganização do currículo escolar. O Curso contemplará os seguintes temas: aproximações e distanciamentos entre projeto coletivo e pesquisa colaborativa na escola; a pesquisa e a reorganização curricular; o registro elaborado por professores e alunos como estratégia para investigar, planejar, acompanhar, avaliar e acolher as experiências das/com os alunos; curadoria das informações encontradas na internet e o uso de tecnologias no desenvolvimento da pesquisa. Ao longo do curso, os educadores relatam e discutem suas experiências em ambiente apropriado (fóruns e seminários) e participam de eventos para a socialização dos materiais produzidos e dos saberes elaborados. Esses registros farão parte do “trabalho final do curso”, que será incluído na Pescoteca (repositório de publicações). |

C.14) Pesco - A pesquisa escolar colaborativa na reorganização curricular
Abordagem teórica e prática de conceitos e concepções para o desenvolvimento de projetos de pesquisa escolar situada, realizada com a parceria de professores e alunos em um ambiente colaborativo de aprendizagem. O curso conta com a cooperação técnica da Embrapa Territorial e com a disponibilização dos dois volumes do "Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas", assim, as pesquisas desenvolvidas pelas escolas durante o curso devem estar relacionadas ao conteúdo do Atlas, promovendo o estudo do lugar onde a escola está inserida, seu entorno, seu bairro ou a RMC. A partir de temas definidos por alunos e professores, serão sistematizados processos de pesquisa escolar como princípio educativo, visando o fortalecimento de uma postura investigativa, a elaboração de projetos coletivos e ações que reflitam em mudanças na escola e/ou seu entorno. Dessa forma, o curso objetiva potencializar as ações realizadas nas Unidades Educacionais em direção à reorganização curricular abordando e fazendo relações com temas como meio ambiente, cartografia, cultura digital e multiletramentos. Ao longo do curso, os professores relatam suas experiências no processo pedagógico e orientam os alunos para a participação em eventos internos para a socialização dos materiais produzidos e dos saberes elaborados.