EAD:Estudante - Introdução a Plataforma Moodle
Ana Lucia Pupo Cagliari Picoli

EAD:Estudante - Introdução a Plataforma Moodle

Dicas breves para usuarios de sistemas EAD e dicas práticas para uso de nossa plataforma.
Abra a pagina do curso clicando no titulo do mesmo e clique em inscrever-se. Automaticamente você estara inscrito no papel de estudante. Abra a pagina inicial do curso e siga pelos links de cada pagina de conteúdo.

Bem vindo!!

C.11) Brincar e Pesquisar: O protagonismo das crianças na educação infantil e a documentação pedagógica
Ana Lucia Pupo Cagliari PicoliAdriana AbrahãoGabriela AranhaNatali Seleguim Carrenhoedivania fernandes beloteGislaine FerreiraAna Carolina GonçalvesKarina Luiza Da Silva FernandesALINE MARTIN SERRAFabiana Neves LimaAline Tatiana Ribeiro Venerando

C.11) Brincar e Pesquisar: O protagonismo das crianças na educação infantil e a documentação pedagógica

O Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (Pesco) tem como ponto de partida a realidade de crianças e professores e suas interações para, assim,  pensar, dialogar e planejar o desenvolvimento de práticas investigativas. Neste sentido, o curso possibilita reflexões teórico-práticas sobre o protagonismo das crianças na construção de pesquisas, para que determinem os temas, os rumos e as questões que orientam as ações de pesquisa. Dessa forma, a documentação pedagógica é compreendida como estratégia no processo (re)planejamento das ações, mediante a direção apontada pela curiosidade das crianças em diálogo com diferentes formas de conhecimento. A partir das vivências e experiências das crianças no cotidiano da Educação Infantil, tendo o brincar como experiência, jogo, conhecimento, investigação e pesquisa que possibilita a criação de diferentes maneiras de indagar o mundo e seus fenômenos, estrutura-se este curso. Assim, propomos a construção colaborativa de pesquisas e a possibilidade de, com elas, repensar as práticas pedagógicas na Educação Infantil. Ao longo do curso, os educadores compartilham suas experiências e registros por meio de fóruns e seminários. Esses registros farão parte do “trabalho final do curso”, fortalecendo o compartilhamento e a rede de conhecimento entre professores-pesquisadores.

C.5) A PESQUISA SITUADA E DIALOGADA COMO ESTRATÉGIA PARA REPENSAR O CURRÍCULO
Ana Lucia Pupo Cagliari PicoliMaria José AdamiSimone Cecilia FernandesAndreia DestefaniElias KopcakViviane Lousada CracelKarina Luiza Da Silva FernandesALINE MARTIN SERRAELAINE CRISTINA PANINI MESSAMarina Prataviera JanssenEsther Ribeiro Lino Favero de SouzaKaren C. Silva

C.5) A PESQUISA SITUADA E DIALOGADA COMO ESTRATÉGIA PARA REPENSAR O CURRÍCULO

O Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola parte da realidade de professores e alunos nas Unidades Educacionais e suas interações para pensar, dialogar e planejar o desenvolvimento de práticas investigativas colaborativas. Neste sentido, o curso possibilita reflexões teórico-práticas sobre o protagonismo dos alunos na construção de pesquisas, bem como na elaboração de registros. Assim, por meio da reflexão e intencionalidade pedagógica pretendemos (re)planejar ações que promovam conexão com diferentes formas de conhecimento, auxiliando as reflexões sobre  a reorganização do currículo escolar. O Curso contemplará os seguintes temas: aproximações e distanciamentos entre projeto coletivo e pesquisa colaborativa na escola; a pesquisa e a reorganização curricular; o registro elaborado por professores e alunos como estratégia para investigar, planejar, acompanhar, avaliar e acolher as experiências das/com os alunos; curadoria das informações encontradas na internet e o uso de tecnologias no desenvolvimento da pesquisa. Ao longo do curso, os educadores relatam e discutem suas experiências em ambiente apropriado (fóruns e seminários) e participam de eventos para a socialização dos materiais produzidos e dos saberes elaborados. Esses registros farão parte do “trabalho final do curso”, que será incluído na Pescoteca (repositório de publicações).


C.14) Pesco - A pesquisa escolar colaborativa na reorganização curricular
Ana Lucia Pupo Cagliari PicoliGustavo José de SantanaAndreia DestefaniGisane Márcia Carvalho Dinnoutiedivania fernandes beloteElias KopcakViviane Lousada CracelELAINE CRISTINA PANINI MESSAMariana PellatieriMarina Prataviera Janssen

C.14) Pesco - A pesquisa escolar colaborativa na reorganização curricular

Abordagem teórica e prática de conceitos e concepções para o desenvolvimento de projetos de pesquisa escolar situada, realizada com a parceria de professores e alunos em um ambiente colaborativo de aprendizagem. O curso conta com a cooperação técnica da Embrapa Territorial e com a disponibilização dos dois volumes do "Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas", assim, as pesquisas desenvolvidas pelas escolas durante o curso devem estar relacionadas ao conteúdo do Atlas, promovendo o estudo do lugar onde a escola está inserida, seu entorno, seu bairro ou a RMC. A partir de temas definidos por alunos e professores, serão sistematizados processos de pesquisa escolar como princípio educativo, visando o fortalecimento de uma postura investigativa, a elaboração de projetos coletivos e ações que reflitam em mudanças na escola e/ou seu entorno. Dessa forma, o curso objetiva potencializar as ações realizadas nas Unidades Educacionais em direção à reorganização curricular abordando e fazendo relações com temas como meio ambiente, cartografia, cultura digital e multiletramentos. Ao longo do curso, os professores relatam suas experiências no processo pedagógico e orientam os alunos para a participação em eventos internos para a socialização dos materiais produzidos e dos saberes elaborados.